Um espaço para compartilhar os medos, acertos e erros de quem sonhou a vida inteira em conhecer o mundo do Mickey e decidiu encarar essa viagem desempacotada. Esse blog não é um guia sobre a Disney, até porque só estive lá uma vez, mas sim um espaço para contar um pouco dessa experiência e ajudar outros que, assim como eu, morrem de medo de desempacotar, mas encaram o desafio de viajar para a Disney sem pacote para ter grana para realizar os sonhos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Disney sem pacote sim, sem planejamento nunca

Desempacotar tem duas grandes vantagens: economia e liberdade. Por conta própria é possível encontrar boas promoções na internet e fazer uma viagem mais barata. Saindo dos famosos pacotes e grupos, principalmente na Disney, você tem mais liberdade para fazer seu próprio roteiro, sem precisar ficar atrás dos outros e gastar minutos super preciosos indo naquela atração que você detesta.

Entretanto, desempacotar exige grande esforço de planejamento, já que você será responsável por tudo na sua viagem. Eu, que sou mais do que exagerada, uso uma série de sistemas de planejamento, mas acredito que pessoas normais precisam de apenas 3 passos:


1 - PLANEJAMENTO DE ROTEIRO

É necessário estudar qual roteiro você quer fazer. Em Orlando isso significa identificar os parques, conhecer as atrações da cidade e os horários. As variáveis de horários do seu voo e diárias de hotel vão ser calculadas com base nisso.

Caso tenha um bom dinheiro e um tempo disponível para a viagem, calcule seu tempo com a seguinte equação:

Número de parques + número de dias de compras + período de descanso + dias para outras atividades que você queira fazer na cidade.


Se os seus dias de férias são contados ou se a verba está curta, as variáveis são outras:

Apenas parques prioritários (preferencialmente mais de um parque por dia) + 1 dia de compras + escolha de um hotel mais barato + atrações extras só se forem imperdíveis.


O dia de chegada e saída não devem ser considerados como dias de viagem, pois neles você não consegue fazer praticamente nada.


2 - PLANEJAMENTO TÁTICO DO ROTEIRO

Tendo o roteiro, ou pelo menos aquela lista de desejos do que você quer fazer, liste todas as etapas de execução para ele. Para essa viagem, isso vai significar:

Providências legais para a viagem (passaporte / visto / licença para dirigir)
Compra das passagens aéreas
Compra do seguro viagem
Reserva do hotel
Reserva do carro
Compra dos tickets do parque
Compra das entradas para atrações extras
Pesquisa do mapa dos parques
Reserva nos restaurantes da Disney
Marcação dos Fastpass (que podem ser feitos antes de ir ou já em Orlando)

Quanto mais detalhe você tiver sobre as etapas táticas do roteiro, mais fácil será fazer o seu planejamento financeiro.


3 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejamento financeiro é minha matéria predileta, mas pelo tamanho dessa viagem eu me perdi (snif, snif). Fui esquecendo mil coisas no meio do caminho e toda vez que olhava para a planilha novamente, via que tinha mais um custo. Ainda farei um post só sobre esse tema, mas para começarmos a conversa, leve os seguintes pontos em consideração para seu planejamento financeiro:

Faça um orçamento prévio na internet de tudo que você já sabe que terá que comprar. 
(passagens / hotel / carro / ingressos / seguro viagem)

Estime aqueles custos que você sempre tem em viagens
(refeições durante o dia / pedágio / gasolina / gorjeta)

Estipule um valor diário para custos extras que você nem imagina que possam existir.
(passagens extras / taxas / aluguel de armário)

“Quem converte não se diverte”, já diria minha amiga Danielle, portanto usei dois métodos no meu planejamento financeiro que funcionaram maravilhosamente bem: estimei os valores dos custos que teria quando já estivesse em Orlando em dólar para não sofrer com quanto ia pagar pela comida ou essas coisas extras e comprei tudo o que podia ainda no Brasil para pagar em real – e evitar um dólar mais alto quando voltasse de viagem.


Planejar uma viagem para Orlando leva tempo e esse prazer, ou tortura, é bem variável de acordo com o perfil de cada um. O bacana desses 3 passos é que, se você amar planejamento, pode estender cada item ao extremo e criar mais subitens. Caso deteste perder tempo com isso, faça apenas o que está listado da forma mais básica e você estará preparado para Disney.

P.S: apenas exemplificando o quanto exagerada sou, meu checklist de viagens é feito em sistema de organograma.. rsrsrsrs.

Meu organograma de viagem. Está tudo verdinho porque já finalizou, mas durante o planejamento os links mudavam de acordo com o andamento da demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...