O lindo por do sol na estrada. Valeu o espetáculo |
No post em que falo sobre aeroportos eu levantei por alto a questão da estrada de Miami a Orlando, mas conversando com uma grande amiga hoje vi que o assunto merecia um pouco mais de atenção, já que pouco se fala sobre ele e só quando chegamos lá descobrimos o que nos aguarda.
Bem, se você é como quase todo brasileiro, vai desembarcar em Miami e seguir de carro até Orlando. Fazendo essa opção, tem algumas coisas que você precisa saber:
1) O caminho
Existem duas vias: Florida's Turnpike e rodovia I95. O GPS nos mostrou o 1º caminho, enquanto o Google indicou o segundo. Depois de acharmos que estávamos muito perdidos, pedimos ajuda e um morador nos informou que pela Florida's Turnpike é mais rápido e melhor para chegar em Orlando.
Indo pela Florida's Turnpike |
Indo pela I-95 |
2) O tempo de viagem:
Seguindo o limite da via, que é de 60 milhas por hora, você vai gastar em média de 3 a 4 horas para chegar em Orlando, dependendo de onde sair em Miami. Eu, que sai de Miami Beach, levei 4 horas. O mapa acima mostra o caminho do Aeroporto Internacional de Miami. Independente da variação de minutos, esse horário deve ser bem calculado tanto na ida quanto na volta.
3) Como se dirige para Orlando
A pista é reta, sem redutores, semáforos ou cruzamentos. Ou seja, são 4 horas seguidas seguindo em frente no mesmo ritmo - o que depois de um voo longo pode ser fatal. Vários amigos relataram que sentiram muita sonolência e até dormiram no volante. Se esse estiver sendo o seu caso, pare em uma das tantas Plazas pelo caminho e descanse um pouco antes de seguir viagem.
4) Paradas no meio da pista
Elas são chamadas de Plazas e são as coisas mais doidas que já vi. Ficam entre as pistas, portanto você pode entrar tanto indo, quando vindo de Orlando. Por esse motivo, também são usadas como retorno e você vai encontrar uma a cada 40 ou 50 milhas (cerca de 80 KM), portanto quando vir a placa e quiser algo pare, pois a próxima pode estar muito distante. Elas são enormes, do tipo mini shopping, e possuem ótimos banheiros e lanchonetes. Aproveite.
Foto do blog Gosto e Pronto |
5) Pedágios
Como falei no post do carro, eles são vários e a maioria não tem cabine automática, portanto providencie o seu Toll Pass (também chamado de Sun Pass). Caso não tenha comprado junto com o carro ele é vendido nas "lojinhas" de conveniência.
Foto do blog Beauty and Trip |
6) Sinalização
Na dúvida com o GPS?? Fica tranquilo que a estrada é mega bem sinalizada, então não tem com o que se preocupar. Vira e mexe você verá placas indicando que Orlando está chegando.
A estrada deve ser um ponto a considerar não só na chegada a Orlando, mas principalmente na saída. São várias horas de viagem que você deve levar em conta para calcular o tempo que precisa para voltar ao aeroporto de Miami para pegar o seu voo. A título de ilustração, meu cronograma foi:
- Horário do voo: 21:05
- Saída de Orlando: 12:00
- Chegada ao aeroporto de Miami (peguei engarrafamento por conta de uma obra): 16:30
- Finalização da entrega do carro: 17:00
- Do carro até o checking (o aeroporto é enorme): 25 min
- Finalização do checking (peguei uma fila que concentrava 3 voos): 18:30
- Jantar: 19:30
- Entrada para a sala de embarque: 19:40
Vale sempre considerar que algo pode não dar certo nesse trecho, então não faça o horário muito apertado. É preferível aguardar no saguão do aeroporto do que ter que entrar desesperado. E aqui vale a informação que aqueles carrinhos que carregam bagagem são alugados no aeroporto de Miami, ou seja, você ainda vai ter que correr carregando malas mega pesadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário