No último post eu falei sobre tempo - assunto intimamente ligado ao tema de hoje. Isso porque a variação louca que eu peguei de temperatura me rendeu um belo misto de resfriado com rinite alérgica. Resultado: esgotei minha reserva de medicamentos e ainda fiquei desesperada em busca de alguns pelas farmácias de Orlando.
Sabendo dessa minha "ótima" experiência, uma grande amiga que vai desembarcar na terra do Mickey na próxima semana me pediu a listinha de remédios que levei acrescida do que senti falta por lá. Resolvi aproveitar a oportunidade para trazer o assunto para o blog. Então vamos ao que interessa.
MINHA LISTINHA DE VIAGEM
Eu normalmente levo uma cartela de todo tipo de remédio usual que tenho na farmácia de casa. Cubro o básico com remédios gerais e também carrego todas as prescrições médicas que tenho no momento. Caso vá levar algum antibiótico, é bom ter a receita, por via das dúvidas.
REMÉDIOS PARA DOR
Com toda certeza você vai usar algum desses acima, já que vai andar igual a um louco e dormirá pouco. Gelol e Salonpas parecem exagero, mas você terá muitas dores musculares e alguma luxações, já que vai para um parque de diversões e alguns roxos provocados pelos brinquedos são inevitáveis.
REMÉDIOS PARA DORES MAIS FORTES
Eu e meu marido temos problemas nos joelhos, então andar muito ia exigir um anti-inflamatório. Além disso, meu marido também estava com a garganta inflamada, então levamos um Nimesulida - que é bem melhor nesses casos. Ambos são comprados sem receita, mas vale uma consulta médica antes de sair comprando.
RINITE ALÉRGICA E RESFRIADO
Esse foi o que pegou de vez e quase morri por lá. O neosoro acabou no meio da viagem e minha grande aventura foi tentar achar um que substituísse. Deu muito trabalho e, por isso, levo umas 4 caixas na próxima viagem.
PEQUENAS EMERGÊNCIAS
Para esse caso sempre levo uma pomada de machucados bem genérica - que vale pra tudo. Band aid é obrigatório e remédios como sal de frutas e contra gazes podem te salvar de uma má digestão.
EMERGÊNCIA TOTAL
Levando-se em consideração que estamos indo para um país totalmente diferente e com uma comida bem mais pesada que a nossa, remédios contra dor de barriga podem ser um coringa na hora do aperto. Dessa vez não usei nenhum deles, mas conheço amigos que passaram muito mal por lá.
Para quem não os conhece, Reidrat e soro fisiológico vão ajudar na reidratação. O Floratil vai melhorar a flora intestinal, repondo as bactérias que você perdeu, enquanto o Imosec vai fazer com que a dor de barriga pare.
Soro fisiológico é vendido com receita médica nos Estados Unidos, então recomendo levar de casa.
REMÉDIOS SIMILARES E OUTROS NOS ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos as pessoas se auto medicam em tempo integral. Isso acontece porque ir ao médico é muito caro, portanto não se espante ao encontrar fileiras e fileiras de remédios nos supermercados. Entretanto, mesmo com essa disponibilidade você terá dificuldades em entender os princípios ativos e descobrirá que algumas coisas lá são bem diferentes das nossas. Exemplos do que usei por lá:
CEPACOL: que lá não é enxaguante bucal, mas sim pastilha para garganta. Simplesmente fantástica... até trouxe uma caixa a mais pra casa, pois nenhuma que já usei no Brasil é tão boa quanto essa. Recomendo esse sabor. Para uma garganta irritada ou inflamada não tem igual. Preço médio: 5 dólares.
MUCINEX: esse é daqueles xaropes que você quer vomitar toda vez que toma, mas o negócio faz efeito - e rápido. Ele tem para garganta, resfriado leve, gripe pesada e outros tipos. Preço médio: 16 dólares.
SORINE/NEOSORO: aqui eu me lasquei, pois o nariz entupiu geral e o que levei do Brasil não foi suficiente. Comprei várias marcas e apenas o último da imagem funcionou. Lá eles tem um negócio chamado "saline solution" que nada mais é do que uma água com sal. Aviso: todos eles ardem o nariz até a morte... horrível. Preço médio: 3 dólares.
BAND-AID FRICTION BLOCK: esse eu não usei por lá, mas li em um blog que era maravilhoso e resolvi trazer um. Ele funciona criando uma película na pele que impede que o sapato fique roçando e criando bolha. Uma invenção dos deuses!!!!! Custa uns 10 dólares e vale muito a pena. Nunca vi no Brasil.
Depois dessa listagem enorme me senti meio hipocondríaca, mas prefiro assim do que passar perrengue. Mesmo que não seja tão ligado e não queira carregar tudo na mala, vale cobrir pelo menos os básicos para não deixar um rim em medicamentos por lá, afinal com o dolar a R$ 3,09 tudo fica bem mais caro.